Biossegurança

A Biossegurança é uma ciência multidisciplinar que dá ênfase as ações de prevenção, diminuição ou eliminação de riscos biológicos. Biossegurança, em odontologia, é o conjunto de procedimentos adotados com o objetivo de dar proteção e segurança ao paciente, ao profissional e a sua equipe, bem como ao meio-ambiente. Para este fim, são adotadas medidas de controle de infecção/contaminação, através da padronização e manutenção das medidas de biossegurança como forma eficaz de redução de risco ocupacional, de infecção cruzada e de transmissão de doenças infecciosas.

Seguimos, em nosso dia-a-dia, um Protocolo de Biossegurança cuidadosamente elaborado para a Clínica Dinato, definido com a ajuda de especialistas e constantemente atualizado, não só para a proteção do paciente como de toda a equipe de colaboradores, com o permanente treinamento de todos os membros de nossa equipe.

Participamos, ainda, de um Programa de Monitoramento de Esterilização que prevê testes de eficácia de processos realizados por laboratórios terceirizados idôneos, verificando, por exemplo, o desempenho das autoclaves (esterilização por vapor seco sob pressão), que são periodicamente submetidas a testes biológicos rigorosos de controle de qualidade de esterilização.

Além disso, cuidamos do adequado acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos, e adotamos, sempre que possível, ações e procedimentos que visem minimizar a geração destes resíduos. A Clínica Dinato se orgulha de primar pela qualidade de equipamentos, instalações, materiais e recursos humanos e técnicos, como também de nossos processos internos de qualidade, entre os quais se destaca a biossegurança como elemento definidor de nossa atuação.